quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lugares Peculiares! - A tulipa de Paraibuna

Algumas coisas me deixam realmente impressionada, como a capacidade humana para arquitetar, calcular e produzir estruturas. Estruturas. Várias formas, várias funções. 

  Visitando a trabalho a represa da CESP (Companhia Energética de São Paulo) em Paraibuna, Vale do Paraíba, descendo a Serra do Mar para cair lá em Caraguatatuba... (deu pra saber mais ou menos onde é?)... me deparei com uma novidade (para mim, pois já descobri que é comum e antiiiiiiiigo): a tulipa. A tulipa serve para auxiliar evitando a inundação. Sim, em tempos de chuva (como agora, que cai água que não acaba), a lâmina d'água se levanta, muitos metros acima do seu nível normal. Assim, a água escorre através da tulipa, por baixo da terra (morro de medo dessas coisas por baixo da terra) e finalmente dá num vertedouro fortíssimo, lá do outro lado, engossando o rio abaixo...

É lindo de ver (alguns acham estranho achar aquela imagem linda) a água descendo, como num rodamoinho gigante, que leva a gente pras lembranças dos medos da infância. 
A Tulipa
Naquele dia, placas de terra e grama se desprenderam das margens e pudemos observá-las sendo tragadas pelo ralo gigantesco. Foi, digamos, pitoresco. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário