domingo, 16 de janeiro de 2011

Receitinhas Naturais - Inseticida para cachorro!

Estudando a Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes - ou POPs - descobri que a partir da sua ratificação pelo Brasil, ela tornou-se decreto por aqui (Decreto Federal 5.472/2005). A Convenção determina que os governos promovam as melhores tecnologias e práticas no campo tecnológico para substituição dos POPs utilizados e previnam o desenvolvimento de novos POPs, tendo como objetivo final sua eliminação total.

São conhecidos hoje doze POPs, sendo oito agrotóxicos, dois produtos industriais e dois produzidos não-intencionalmente a partir da incineração de matéria orgânica em presença de cloro (dioxinas e furanos).

Bem, sou avessa aos agrotóxicos e adepta da agroecologia, apesar de ser constantemente criticada e injustamente acusada de utópica. Mas poucos críticos possuem argumentos realmente convincentes sobre sua posição.

Chorumelas à parte, crio aqui um espaço para divulgar receitinhas naturais, orgânicas, não prejudiciais ao ambiente e, claro, que funcionam! 

Vai então uma receita de inseticida natural para cães (uso também nos meus gatos, principalmente porque não me sinto à vontade ao vê-los lambendo veneno insistentemente para se limpar). Essa receita foi me passada pela minha querida amiga Lu Spinelli, que por sua vez, recebeu de alguma outra amiga querida.

Inseticida Tópico Bom pra Cachorro

1 litro de álcool
1 copo americano de vinagre
30 pedras de cânfora de farmácia (usei em pó, uns 100g)
1 saquinho de cravos-da-índia

Misture todos os ingredientes, deixe em local escuro por 3 dias no mínimo, assim os ativos do cravo são liberados. Coe e coloque em um borrifador (pode ser qualquer um, aqueles de produtos de limpa-vidros ou "passe-bem", por exemplo). Borrife em todo o bichinho, da cabeça à cauda, de preferência levantando os pelos, até encharcar bem. Borrife também no ambiente, na casinha, nas roupinhas do animal. O remedinho mata pulgas, carrapatos e ovos, com sucesso.

O ideal é reaplicar ao menos uma vez por mês se a infestação é muita. Para animais mais comportados, pode-se alargar o tempo de aplicação.

Observação: No início, já que os parasitas em geral picam e irritam a pele, o animal pode ficar um pouco desesperado (imagine a sensação de passar álcool e vinagre em machucadinhos!!). Sendo assim, segure firme, ou peça que alguém segure. Lembre que apesar de não parecer, isso será bem melhor para seu bichinho do que envenená-lo! Lembre-se também que só na primeira ou quem sabe na segunda aplicação será mais difícil. As próximas aplicações serão apenas preventivas, já que o animal estará, então, livre de picadas!

Dica: É bom arranjar um lugarzinho para seu bichinho no dia da aplicação. A cor do remédio é escura e o bicho VAI QUERER se esfregar em todo canto da casa, para tentar tirar, portanto, há grandes chances de sujar e manchar sofás, paredes, roupas, camas... Além disso, no primeiro dia o cheiro pode ser meio forte para narizes mais sensíveis. Nada de dar banho no amiguinho durante pelo menos uns três ou quatro dias após aplicar o remédio.

E viva o mundo livre de pesticidas venenosos!

Camille Claudel odeia "intervenções" humanas em sua vida. Aplicar remédios é uma aventura.

Bituca e Rodin são mais calminhos. Se irritam menos e acabam esquecendo rápido o incômodo.

2 comentários:

  1. Seus bichos são pandas!
    escolhe pela cor?
    eles combinam.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Angela, pandas foi ótimo! A Bituca é uma cachorrinha Baependiana que não escolhi, chegou lá em casa dentro de um saco de estopa trazida por uma mulher lá da roça que achou que eu poderia querer uma cachorrinha :p
    A Camille ganhei de uma aluna, pedi na verdade um gato preto, veio uma gata preta com branco... o Rodin é filho dela...

    Ou seja, hahaha, não escolhi nenhum, eles me escolheram de alguma forma!

    Eles são fofos!

    Beijos

    ResponderExcluir