quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Coletores menstruais



O coletor mensatrual é uma alternativa ecológica, saudável e higiênica aos absorventes femininos. Trata-se de um pequeno copo cônico, produzido em material atóxico (silicone médico ou plático elástico) que, ao ser inserido no canal vaginal, recolhe o sangue menstrual através do vácuo formado. O coletor pode ficar inserido por até 12 horas seguidas (!), não causa incômodo se utilizado corretamente, não causa alergias, ao contrário dos absorventes internos e externos, pode ser usado á noite e durante qualquer prática esportiva e não polui o meio ambiente, além de durar até 10 anos!

Ou seja, é um achado. E foi achado, aliás, desenvolvido, lá atrás, na década de 1920, por uma mulher (claro!) de vanguarda.

Segundo pesquisas, o coletor menstrual é produzido industrialmente desde a década de 1930 (há registros de coletores rudimentares circulando desde 1867). O primeiro coletor patenteado era assinado por Leona Chalmers e foi concebido nos Estados Unidos com o nome de Tass-ette; a idéia era fabricá-lo em borracha vulcanizada. Houve uma venda e divulgação significativa do coletor nesta década, e se seguiu um longo silêncio acerca do assunto.
Na década de 1950, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial foram fabricados coletores nos Estados Unidos; a fabricação foi interrompida sem lucros anos depois, em 1963, por carência de látex, e por não ter se tornado muito popular, devido à opinião das mulheres: o achavam muito grande, rígido e pesado, além da questão cultural que envolve a manipulação da genitália e das secreções vaginais.


Há alguns meses descobri o coletor, pesquisei mil, comprei um e estou feliz e contente com ele. Fiquei até meio mal por ter passado longos 15 anos menstruando sem saber que ele existia... hahahaha

Enfim, para quem quiser saber mais, vão links que podem ajudar:


http://www.meluna.com.br/ (comprei o meu aqui)

7 comentários:

  1. Oo' Onde encontra isso!?!?! Funciona? É higiênico? Dava para você colocar uma foto com uma espécie de "escala", para a gente ter uma noção do tamanho!

    ResponderExcluir
  2. Oi Manú, eu comprei o meu pelo site www.meluna.com.br
    Há vasta discussão sobre o assunto em alguns blogs que eu sigo, como o Deixa Sair, da Sonia Hirsch. Comigo funciona super bem, uso há 5 meses, nunca vazou, não sinto incômodo nem dor nenhuma. É sim muito higiênico, muito mais que absorventes (pense em todo aquele sangue acumulado e se decompondo durante horas em contato com o seu corpo, fungos, bactérias...), no coletor o sangue fica lá dentro limpinho, sem contato com ar e possíveis patógenos, já que se forma um vácuo.

    O tamanho do meu é médio, a boca é mais ou menos do diâmetro dos seus dedos indicador e polegar unidos formando um aro e o funil tem uns 5 centímetros de comprimento.

    Vale a pena, é legal e eu não vivo sem ele, nem imagino usar absorvente de novo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tenho um Misscup, é fantástico!
    Vale cada centavo investido.
    Comprei aqui www.misscup.com.br
    Achei melhor que o Meluna, pq não tem corante.
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  4. Pois como são as coisas, eu nem tinha atinado pro lance dos corantes, mas vc tem toda a razão, Pri! Fica a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas!!

    Comprei o Misscup, mas para mim foi um pouco decepcionante. Já desconfiei quando vi aquele copinho minusculo. Meu fluxo é super forte nos 2 primeiros dias, logo, ainda preciso usar absorvente NOTURNO, pois vaza em questão de 2 horas e na rua é bem complicado ficar tirando e lavando copinho... Então, continuo dependente de fraldas femininas que tanto odeio. A boa parte é que não tenho mais que esfregar o colchão de manhã cedo e tampouco pago mico com a calça suja na rua... Ja passei por cada uma!!!

    Então, vale a dica para quem tiver o fluxo forte...!! A partir do 3 dia o Miss Cup resolve perfeitamente...

    Bjs

    ResponderExcluir