sexta-feira, 11 de março de 2011

Receitinhas naturebas - Quibe de abóbora! (Receita Vegana)

Resolvi postar uma receitinha super natureba, vegan e deliciosa que enviei por email hoje para a Angela do blog http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com . Vai então a receita do Quibe de Abóbora:
  
Ingredientes

1 xíc. chá de trigo para quibe (triguilho)
 2 xíc chá de abóbora cozida e amassada (deve ser a de polpa vermelha ou alaranjada, tipo moranga)
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha ou ralada
1 col sopa de azeite de oliva
1/2 maço de hortelã fresca ou a gosto e sal a gosto

Observações:
* A quantidade de triguilho e abóbora dão o ponto mais seco ou mais massudo para o quibe. Eu particularmente prefiro com mais abóbora.
* Se a abóbora tiver a casca macia (é o caso da Kabotia, Hokkaido ou abóbora japaosesa, de casca escura, mas há outras morangas de casca macia tb), não descasque! Cozinhe e amasse tudo junto, tb fica ótimo e mais nutritivo.
* A hortelã, reza a lenda, deve ser a pimenta. Mas sabe que até prefiro a outra, aquela verde-vivo, com cheio de menta. se gostar muito ponha muito, se não gostar, não precisa nem de colocar.
* Essa quantidade de alho é para um quibe mais suave. Eu às vezes ponho mais, às vezes menos, depende da situação.

Modo de preparar
Deixe o triguilho hidratar (eu coloco água bem quente até cobrir um pouquinho só o trigo, em 10 minutos terá dobrado de volume e estará pronto para uso).
Misture a abóbora, o trigo hidratado, a cebola e o alho, o azeite, o sal e por último a hortelã bem picada. Se não estiver dando boa liga (se a abóbora for muito fibrosa ou for muito suculenta, acontece), coloque umas 2 colheres de farinha de trigo branca 9integral não dá boa liga, geralmente). Mas não coloque farinha demais, pois deixa o gosto estranho.
Unte uma forma retangular média (para um quibe mais baixo) ou pequena (para um mais altinho) e enfarinhe (farinha branca, integral, farelo de trigo, gérmem de trigo, tudo dá certo).
Abra metade da massa no fundo da forma, cobrindo tudo, com cuidado para não soltar a farinha do fundo. Escolha um dos recheios abaixo e cubra a camada de massa. Por cima do recheio, mais uma camada com o restante da massa. Acerte a superfície com uma colher. Faça riscos cruzados (tipo um gradeado ou xadrez) e regue esses riscos com azeite de oliva. Leve ao fogo médio por uns 20 minutos e tcharammmmm.... sirva com salada verde ou com qualquer coisa, que vai bem tb.

Recheios

De tomate e cebola
2 tomates maduros
1 cebola grande
Sal a gosto
Temperos a gosto (folhinhas verdes, pimenta, sementinhas, cominho, coentro, cheiro-verde)
Refogue rapidamente tudo junto em um pouco de azeite e reserve.


De tomate seco e azeitonas
100g de tomates secos hidratados ou conservados no óleo
50g de azeitonas
Pique tudo e misture. Reserve.

De ricota ou tofu
1/2 bloco de tofu ou 1/2 ricota de 500g
Temperos a gosto (folhinhas verdes, pimenta, sementinhas, cominho, coentro, cheiro-verde)
Amasse a ricota/tofu e misture os temperos. Reserve.

De Homus tahine (esse é supimpa!)

300g de homus tahine pronto ou
300g de grão de bico cozido, descascado e amassado misturado com duas colheres de sopa de tahine e a mesma quantidade de azeite de oliva. Misture bem até ficar cremoso (pode bater no liquidificador) e misture sal, alho e limão a gosto. Reserve.

Assado no forno à lenha fica com um gostinho defumado bão demais. Mas no a gás tb fica ótimo!

Gente, claro que existem mil recheios diferentes para o quibe, é usar a criatividade que dá certo. E aos poucos a gente vai aprendendo como gosta mais, variando os temperos, as abóboras e fazendo mais sucesso! ;) 




2 comentários:

  1. quando fizer eu te conto! Para não alaranjar a pele nem enjoar estou alternando dias com caroteno outro sem!

    ResponderExcluir