segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Receitinhas naturebas! Homus Tahine de feijão branco (Receita Vegana)


Aproveitando nossos últimos tempos de feijão não-transgênico... creio que vai ser mais difícil, muito em breve, encontrar feijões que se prestem a comidinhas naturebas de verdade. :-(

Atendendo a pedidos, abri espaço no tempo (hehehe) para postar minha receita de Homus Tahine com feijão branco. Acho bem mais leve que o Homus tradicional, feito com grão-de-bico. Na verdade nem curto tanto o tal do grão, o gosto é um pouco forte para meu paladar e geralmente só belisco os pratos por onde ele anda. Já o feijão branco é dos meus preferidos, então...

Bem, em primeiro lugar: feijão a gente tem que saber fazer, não é só ir jogando na panela, não senhor.

Primeiro pelo menos uma noite inteira de molho – costumo deixar 12, 18, 24 horas, na verdade. E troco a água pelo menos uma vez durante esse processo, quando aparecem espuminhas.

Depois: ferver o feijão e dispensar a água da primeira fervura. Em geral, junto com essa água vai embora uma densa espuma branca (fermentação maléfica – ia fermentar dentro de você...). Lavo bem o feijão e volto pra panela com água limpa. Se continuar juntando espuma, jogo fora a segunda água de fervura também.

Próximo passo: cozinhar em panela grossa, semi-tampada. Uso, em geral, panela de aço inox de fundo triplo, por não ter uma panela grande de pedra ou de barro. Fogo baixinho e cozinha por mais de uma hora.
Essa receita fiz com cerca de meio quilo de feijão.
Maravilha, feijão cozido! Depois de frio, amasse bem com o garfo em uma tigela e vá fazendo alquimia: uma colher de tahine (pasta de gergelim), uma colherinha de sal, umas 3 de azeite de oliva extra-virgem, um punhado de cebolinha e salsa picadinhas, suco de um limão. Misture tudo muito bem. Bata um pouco com o garfo.

Delícia para comer com pão, com cenoura e pepino, fazendo sanduíche ou do jeito que preferir!


P.S. Esse post foi feito em homenagem a minha querida Jéssica, que me alegra os dias. :-)

5 comentários:

  1. Delícia total, umas folhinhas de manjericão tb devem combinar muito.

    ResponderExcluir
  2. Adoro manjericão, Carol, mas nunca experimentei em algum tipo de feijão. Podemos tentar, heim? Umas folhinhas frescas... hummmm...

    ResponderExcluir
  3. Olá Keníssima,
    obrigada pelo seu voto no primeiro turno do TOPBLOG!
    Cheguei ao segundo turno graças ao apoio de amigos como você.

    Desculpe incomodar, mas no segundo turno a briga é ainda mais apertada e gostaria de contar com seu voto novamente.
    Para votar, basta clicar no link abaixo, digitar nome-email e depois, confirmar pela mensagem recebida
    http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

    Pode votar por vários emails diferentes.

    Um grande abraço e muito obrigada,
    Carolina

    ResponderExcluir
  4. Oi Kenia!!

    Que delicia!! Faço sempre hummus de Grão de Bico, vou testar com feijão branco. Em minha receita coloco alho e nunca coloquei tempero verde. Vou tentar a sua e a minha (só substituindo o feijão) para comparar. Depois lhe dou um feedback.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Fica muito bom com feijão branco, acho mais suave. Grão de bico é meio indigesto pra mim, o feijão branco menos. Eu faço com e sem os temperos verdes, depende do meu humor. Acho que uns verdinhos frescos na hora de comer deixam mais fácil de digerir tb!

      Me conte como ficou!

      Beijo!

      Excluir