sexta-feira, 10 de junho de 2011

E. coli e Gurts - será coincidência?

Muita coisa acontecendo nesse mundão de meu deus, nesse Brasil nosso também. Tanto assunto me deixa assim, paralisada. Foi Belo Monte pra cá e pra lá, Código Florestal, a suspensão dos kits anti-homofobia, metrô de Higienópolis e eu aqui, boquiaberta, sem saber o que postar sobre tudo isso. A verdade é que essa politicagem e desrespeito me chocam ainda.

Mas eis que surgiu um assunto que me chamou a atenção, em particular: a tal estirpe resistente de E. coli na Europa. Quando comecei a ver as chamadas, achei a história mal contada. Alimentos vegetais contaminados por uma cepa muito virulenta da bactéria (uma comensal inofensiva na maior parte do tempo, que vive nos nossos intestinos) e pessoas morrendo de infecção no continente referência em saúde, alimentação e saneamento? No mínimo estranha essa idéia. E começa o bombardeio de informações truncadas, a cada dia um novo dado, mais estranho que o primeiro. Colocaram a culpa no pepino, depois no broto de feijão, orgânicos, diga-se de passagem. Se tem interesse de grandes multinacionais por trás dessa conversa? Vai saber, conspiração é o que não falta nesse mundo. E considerando-se que o continente Europeu é o MAIOR importador de orgânicos do mundo e que houve, há poucos dias (17 de abril) em Bruxelas, na Bélgica, o International Days of Action (Dia de ação internacional para as sementes livres), acho que é para se pensar...

Outro assunto, ligadíssimo a esse, acontece no Brasil: tramita em regime de prioridade um projeto de lei do líder do governo na câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT - SP) que revoga o artigo da Lei de Biossegurança que proíbe a utilização das chamadas Gurts - Tecnologias Genéticas de Restrição de Uso. Uma das Gurts consiste na  'Tecnologia Terminator' e suas famosas 'Sementes Suicidas' que germinam uma única vez, obrigando os produtores a comprarem sempre as sementes que vão plantar, já que não poderiam mais guardar parte da safra para o replantio. Uma enorme afronta à soberania alimentar nacional.

O que Europa e Brasil tem em comum, nesse caso? É a pergunta que não cala.

2 comentários:

  1. Kenia, muito feliz encontrar seu texto pelos lados virtuais.

    Semana passada estive na Jornada de Agroecologia em Londrina e rolou uma conferência com Pat Mooney da ONG ETC do Canadá sobre a tal "Tecnologia Terminator". A fala foi de arrepiar de medo mesmo!

    O plantio de sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos afrontam a soberania e a segurança alimentar em seus dois aspectos. E agora com essa das sementes estéreis eu fico me perguntando: até quando a população vai se manter cega ao que nos enfiam garganta pra baixo? Sinto um leve desespero crescendo em mim.

    Um beijo,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, que legal que gostou! Entrei no seu blog e li sobre a jornada, muito bacana.
    Tenho tentado trabalhar com a agroecologia por aqui, não é fácil, as cabeças são duras e as empresas massacram. Mas tem que tentar: nesse tema é tentar ou se entregar a um futuro sombrio... isso sim dá medo!

    Beijo grande e apareça sempre!

    Kenia

    ResponderExcluir