terça-feira, 8 de abril de 2014

Polpa de Juçara (Euterpe edulis) - O nosso açaí da Mata Atlântica



Pode ser consumida como o conhecido açaí, alimento importantíssimo no norte do país e que chega congelado e meio maltratado até nós, curiosos do sudeste. O açaí, lá no norte, é consumido fresco, cremoso e aromático, misturado à farinha de mandioca e, se der, um pedaço de peixe frito. Uma descrição da Neide Rigo do Blog Come-se: imagine mergulhar pedaços de peixe em um azeite extra-virgem, cremoso e aromático. Penso sempre no açaí assim agora. 

Pena que aqui a polpa já nos chegue daquele jeito, rançosa, adulterada com sabe deus que tipos de coisas. É tão real essa condição, que costuma-se batê-lo com xaropes de guaraná dulcíssimos para tapear um pouco o gosto. 

A polpa dos frutos da Juçara (palmiteiro muito conhecido na Floresta Atlântica e super ameaçado de extinção, graças à ganância de muitos e à fraqueza de tantos outros em resistir ao seu doce e macio palmito) dá origem a um creme muitíssimo semelhante ao extraído dos frutos do açaizeiro (Euterpe oleracea). Além de estar mais perto de nós, no sudeste, podendo chegar mais fresca às nossas mesas, a polpa tem sido entendida como uma possibilidade de geração de renda para as comunidades tradicionais e de pequenos produtores no Litoral Norte Paulista e nos meandros da Serra do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário