sábado, 18 de agosto de 2012

Comidinhas Naturebas: Tortéis de moranga ao sugo e de ricota com nozes ao pesto de rúcula (Receita Vegetariana)

Mais uma vez no furor culinário mode on. Robin disse: Batman, porque não usamos as deliciosas massas frescas de Quiririm para fazer tortéis? 

Maravilha. Moramos perto de uma colônia italiana, de onde saem massas frescas de primeira. Daí que os recheios para os tortéis pululavam nas nossas cabeças. O de moranga, meu amigo Gilberto Bolson, que aprendeu com a vó gaúcha, fez o favor de me ensinar. Claro que os dele são muito melhores, sabem como é, está no sangue. 

As massas para lasanha e caneloni, de Quiririm, são deliciosamente frescas e foram utilizadas aqui para substituir a massa caseira de tortéi. Garanto, fica excelente.

As receitas:

Recheio de moranga

três gomos grossos de abóbora japonesa
1 xíc de parmesão não muito duro ralado fino
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela em
5 colheres de soa de azeite d eoliva extra-virgem

Cozinhar a abóbora no vapor (fica mais sequinha que na água). Amassar com um garfo e misturar os outros ingredientes. Esse recheio é o mais tradicional para tortéi e é meu preferido. Na minha opinião combina muito com molho ao sugo, feito em casa, de preferência com tomates orgânicos bem maduros e cozidos longa e lentamente. Um pouco de pimenta rosa (frutinhos da planta Schinus terebinhtifolius) dá um chame no acabamento e combina perfeitamente. Coloque uma colherada dentro de uma folha de massa fresca e aperte as beiradas com um garfo. Coloque no forno com o molho durante cerca de 15 minutos (a massa que utilizei é pré-cozida).

Recheio de ricota com nozes

200g de ricota fresca (usei congelada, não é a melhor mas dá certo também)
50 gramas de nozes quebradas bem miúdo
2 dentinhos pequenos de alho picados miudo
5 colheres de azeite de oliva extra-virgem
sal a gosto

Amassar tudo com o garfo e misturar. Rechear cada folha de massa fresca com uma boa colherada. Levar ao forno com o molho de sua preferências por cerca de 15 minutos (se a massa for pré-cozida). Achei que esse recheio combinaria muito bem com pesto de rúcula, receita aqui. Ficou muito bom, mas confesso que o sabor fica um pouco forte, pode não agradar a paladares mais sensíveis. ;)

Um frisante brut ou um prosecco fazem uma festa de acompanhamento.

Bom apetite!
 

2 comentários:

  1. Pois aprendi agora que dá pra congelar ricota!! Maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Pode sim, Angela. Não fica aquela maravilha, mas salva em momentos de necessidade!

    ResponderExcluir