A bananeira (acho que essa é nanica). Foto: Eliana Moraes |
Essa postagem vai pra Vera Falcão do blog www.cozinhanatureba.blogspot.com e para quem mais curtir! Oba e axé!
Aprendi essa receita na comunidade quilombola da Casa de Farinha, em Ubatuba, em uma das festas de azul marinho preparadas pelo próprio povo da comunidade, anualmente. O azul marinho é um prato tipicamente africano, preparado com peixe e banana verde cozidos em panela de barro. Serve-se com arroz e uma salada deliciosa, feita com a flor da bananeira. Envio a receita da salada, vegan, sustentável e gostosa.
Salada Quilombola de Flor de Bananeira
2 corações (umbigos) de bananeira prata
2 cebolas médias picadinhas ou em rodelas fininhas
2 colheres de azeite de oliva
Algumas azeitonas picadas ou alcaparras
Bastante cheiro-verde picadinho
Sal, vinagre ou limão e folhinhas de temperos a gosto
Foto 1: Particularmente prefiro as rodelas mais fininhas, mas o negócio é experimentar! |
Corte em rodelas fininhas os corações de bananeira começando pela ponta. Coloque tudo em uma panela e cubra com água. Leve para ferver. Assim que levantar fervura, escorra na pia (vai desprender um caldo roxo-amarronzado, cheio de tanino). Encha de água fria novamente e repita o processo por mais duas vezes (as três fervuras tiram o amargo). Você pode usar uma peneira ou escorredor de macarrão ou arroz. Esfrie com água fria e coloque em uma tigela juntamente com a cebola picadinha, o vinagre ou limão, o azeite, os temperos e o sal. Deixe tomar gosto por algumas horas, essa é daquelas receitas que quanto mas curtidas melhor...
Foto 2: A salada pronta fica mais ou menos assim. |
Observações:
- Aprendi a fazer com o umbigo da bananeira tipo prata. A caturra ou nanica não dá certo, segundo os quilombolas. As outras variedades nunca testei nem perguntei, mas podemos tentar.
- O caldo que sai da primeira fervura é um indicador químico de Ph. Uso para brincar com as crianças, colocando bicarbonato de sódio em um copo de caldo e vinagre ou limão em outro. Ficam lindas as cores!
- Tem gente que incrementa a receita e coloca tomates, pimentões, alho... fica bão também.
- Ás vezes eu faço um refogado com as fibras em um pouco de azeite e alho, sem os temperos da salada. Fica excelente e descobri que é uma receita comun nas roças mineiras.
- Essa salada é rica em fibras e minerais.
Bon apetit! :-)
Em tempo: como eu não tinha fotos da salada ou do processo, retirei a foto 1 do http://cozinhadacrala.blogspot.com/2010/07/umbigo-de-banana.html e a foto 2 do http://marisafosiq.bloguepessoal.com
olá ,
ResponderExcluirsou de ubatuba, como e faço esta receita , tambem conheci na casa da farinha....
um dia desses passe aqui em ubatuba e venha nos conhecer,
padaria integrale
att
joão
ps: parabens pelo blog
Só hoje descobri a tua postagem, Kenia, e curti! :)
ResponderExcluir