Aproveitei que estava com bastante feijão fradinho já demolhado em casa, produto da receitinha caseira contra fungos que andei fazendo e que você pode encontrar no Blog Deixa Sair, e fui procurar receitas pra alegrar o fim de semana.
Encontrei duas ótimas receitas de abará - o bolinho de feijão cru que serve de base para o acarajé - no Blog da Carol Daemon e adaptei de acordo com minha intuição e os ingredientes que tinha em casa. O resultado foi muito bom, algo entre abará e faláfel, de sabor sutil e leve. O acompanhamento foi uma saladinha verde estilo vinagrete (mas sem vinagre!) que combinou perfeitamente.
Como havia comprado uma panela a vapor na semana passada, resolvi testar fazendo os bolinhos no vapor. Maravilha! A panela funciona que é uma beleza!
A receita do bolinho, adaptada:
250 g de feijão fradinho demolhado durante uma noite (cerca de meio quilo após a demolha)
1 cebola grande
2 dentes de alho
100 g de castanha de caju
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
sal a gosto
Bater tudo no liquidificador, com a ajuda de uma espátula, já que é um pouco denso (coloque um pouquinho de água, mas pouca, só para ajudar no começo). Bater um pouco a massa com uma colher, para aerar. Esse bolinho pode ser frito ou cozido no vapor, embrulhado em folha de bananeira, palha de milho, folha de caeté,ou qualquer outro invólucro que permita o cozimento. Usei palha de milho e cozinhei no vapor por cerca de 40 minutos.
A saladinha de acompanhamento:
1 maço de ramas de cenoura (ou outro verdinho de preferência)
1 maço de salsa
1 cebola picadinha
Azeite, sal e limão a gosto
Complementa o sabor, fica excelente.
Amei :-)
ResponderExcluirObrigada pelas receitas, Carol! :-)
Excluir