segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pizza vegana de shimeji com queijo vegetal

Pra fechar o fim de semana com aquela alegria: pizza vegana de shimeji.
A massa é integral e sem fermento.
O queijo é sem leite, mandioqueijo feito em casa e maravilhoso.
Levinha e não dá pesadelo nem ressaca.

Eu não faço, em geral, nada com medidas muito certinhas. A massa foi dessas comuns de pão integral mesmo, com 1/3 de farelo de trigo e 2/3 de farinha branca, um punhado de linhaça e umas sementinhas de girassol. Sem fermento!!! Só a massa aberta bem fininha, ficou crocantíssima! Pré assar antes de cobrir.
Colocamos molho de tomates e cobrimos com shimeji refogadinho na manteiga.
O queijo: tcharammmmmmm!
Meu primeiro queijo vegano da vida. Encuquei que ia fazer e comprei na feira mandioca e batata-salsa. Numa casa do norte que vende a granel, comprei feijão branco. Coloquei de molho o feijão por quase 24 horas e tirei toda a casca antes de cozinhar. Cozinhei até ficar macio mas sem desmanchar. Cozinhei a mandioca e a batata-salsa juntas em pouca água. Aí levei para o liquidificador:
1 xíc. de feijão branco cozido
1 xíc. de mandioca cozia e picada
1/2 xíc. de batata-salsa cozida e picada
1/2 xíc de azeite
1/3 de xíc. da água do cozimento da mandioca com batata-salsa
sal a gosto
suco de um limão pequeno
3 colheres bem cheias de polvilho azedo
No meu liquidificador foi uma tragédia, tive que tirar tudo meio pedaçudo e terminar o serviço com o mixer. A massa fica bem densa.
Assim fica pronto para usar em pratos que serão cozidos ou assados, ou fritos... pizza, raviolis, lasanhas. Fica mais pra cremoso mesmo, como um requeijão bem denso. Depois de assado fica um pouco mais amarelado e puxento, como muçarela. Cozido e frito nunca usei.
Mas eu queria mais!
Queria poder ter um pedaço de queijo na geladeira, pra cortar em fatias e fazer um sanduíche quente, caso estivesse a fim, sabe como? Daí levei metade da massa ao fogo baixinho, em panela de barro e fui mexendo durante uns 20 minutos. Virou uma massa bem mais densa, amarela. Untei um pote quadrado e coloquei dentro, apertando bem. Depois de frio levei à geladeira e horas depois estava bem firme, não tão duro como as muçarelas em geral, mas dá para tirar fatias mais grossas. E colocar em sanduíches quentes, tapiocas, essas coisas.

2 comentários: